terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ex-combatente de Rio Maior aceita integrar qualquer lar

Um ex-combatente que vive numa casa em ruínas em Rio Maior, apoiado pelo Lar Dona Fausta Nobre, onde vai tomar refeições, aceita ser integrado em qualquer instituição de solidariedade social para que possa pernoitar num local mais digno.
O alerta sobre a situação que vive o ex-combatente já tinha sido feito pelo presidente da Associação dos Combatentes do Ultramar Português (ACUP), José Nunes, que visitou a cidade com outros elementos da associação.
O Instituto da Segurança Social esclareceu então que o utente aguardava vaga no referido lar por se recusar a integrar outro equipamento. José Nunes, em relatório enviado a 7 de Agosto à Segurança Social, garante que o antigo combatente finalmente cedeu.
“Gostaria de ir para o Lar Dona Fausta ou para o Lar em Azinheira, onde viveu até ir para o Ultramar, mas se não for possível está na disposição de aceitar qualquer instituição particular de solidariedade social da região ou outra solução, como um quarto, desde que vá tomar as refeições no lar Dona Fausta”, informa o presidente da ACUP no relatório.
Manuel da Conceição Rosado, 59 anos, divorciado, foi combatente em Angola de 1972 a 1975. É natural de Castro Verde. O espaço onde pernoita não tem electricidade nem água. O antigo combatente vive entre pesticidas e restos de peças de automóveis e tem na sua companhia cães e gatos. “É um autêntico atentado à saúde pública na cidade de Rio Maior até porque o utente vai todos os dias buscar as refeições ao lar Dona Fausta”, denuncia José Nunes.
Recorde-se que a Segurança Social está a dar prioridade no acesso a lares públicos a ex-combatentes sem abrigo que tenham sido sinalizados pela ACUP – Associação de Combatentes do Ultramar Português.
«O Mirante»

Sem comentários:

Enviar um comentário