quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Milhares de pessoas a caminho de Fátima para peregrinação

A GNR prevê para o final da tarde de hoje um aumento da afluência ao santuário de Fátima, onde decorre a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, pelo que pede prudência e paciência aos peregrinos.
Por enquanto, trânsito nos acessos e na cidade de Fátima está a fazer-se sem problemas, disse à agência Lusa fonte da GNR, acrescentando estar previsto um aumento do trânsito a partir da tarde.
“Já se encontram muitos peregrinos em Fátima, mas ainda não em números como os registados em Maio ou Junho, e vêm muitos a caminho, de carro e a pé, prevendo-se um aumento da afluência a partir do final da tarde”, quando se iniciam as celebrações religiosas da Peregrinação do Migrante e do Refugiado, afirmou.
Este responsável acrescentou que os parques de estacionamento localizados nas traseiras da basílica do santuário, “estão a meio da sua capacidade”, enquanto os que se encontram junto à Avenida João XXIII, próximo do nó de Fátima da Auto-estrada 1, “estão vazios”.
Adiantando que até ao momento não há registo de acidentes nem de incidentes, o responsável da GNR aconselhou aos automobilistas prudência na estrada e também paciência na eventualidade de se depararem com filas nos acessos à cidade-santuário.
“Aos peregrinos que se deslocam a pé em direcção a Fátima pede-se que circulem o mais próximo possível da berma e em fila”, declarou, recomendando aos fiéis que já estão na Cova da Iria a “ingestão de líquidos” face ao calor que se regista e “cuidado com os seus haveres”.
A Peregrinação do Migrante e do Refugiado, momento aproveitado por milhares de emigrantes em férias para se deslocarem ao Santuário de Fátima, será presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Brasil, Alessandro Ruffinoni.
Esta peregrinação internacional, a que, depois das de Maio e Outubro, maior número de peregrinos leva à Cova da Iria, insere-se na 37.ª Semana Nacional das Migrações, uma iniciativa da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e da Obra Católica Portuguesa de Migrações, que este ano destaca os imigrantes brasileiros.
As celebrações religiosas começam às 18:30, na Capelinha das Aparições, com a habitual saudação aos fiéis, seguindo-se, três horas depois, a recitação do terço, a procissão de velas e a celebração da eucaristia, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e bispo de Beja, António Vitalino Dantas.
Depois de uma noite de vigília, as cerimónias são retomadas na manhã de quinta-feira, com a recitação do terço às 09:00, na Capelinha das Aparições.
Uma hora mais tarde começa a principal celebração eucarística da peregrinação internacional, presidida por Alessandro Ruffinoni, com a oferta do trigo - uma tradição que se repete desde 1940 em todos os dias 13 de Agosto - e a bênção dos doentes.
O Santuário de Fátima revelou entretanto que para a missa de dia 13 se inscreveram no Serviço de Peregrinos 43 grupos com cerca de 1.800 peregrinos, da Alemanha, Áustria, Costa do Marfim, Eslovénia, Espanha, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Sri Lanka e Vietname.
(O Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário