terça-feira, 28 de julho de 2009

Insecto parecido com borboleta põe em risco produção de tomate

A tuta absoluta, insecto parecido com uma borboleta pequena que põe em risco a produção de tomate, tem causado "preocupação" nos produtores da região, que debatem quarta-feira, em colóquio, os perigos de uma possível praga do insecto.
O colóquio "Estratégias de luta no combate à Tuta absoluta" tem por objectivo, segundo informou à agência Lusa Horácio Carmo, vice-presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, "alertar" os produtores da região Oeste de Lisboa para os "perigos" do insecto.
A tuta absoluta, também conhecida por traça do tomateiro, é proveniente da América Latina e foi detectada pela primeira vez na Europa em 2007, em Valência, Espanha.
Mesmo reconhecendo que o insecto "ainda não causou grandes prejuízos" aos produtores locais, o vice-presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste vê a possível "praga" da tuta como "preocupante", até pelos "estragos" que o animal já fez em Espanha.
A tuta absoluta apareceu na região Oeste pela primeira vez "há sensivelmente um mês", disse à Lusa José Firmino, também da direcção da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, a região com maior produção em Portugal de tomate em estufa, para consumo em fresco.
"Nos casos mais graves a praga da tuta pode destruir uma cultura inteira", adverte o responsável da associação.
O colóquio intitulado "Estratégias de luta no combate à Tuta absoluta" decorre às 15:00 de quarta-feira no auditório da Junta de Freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, e tem como objectivo o esclarecimento de associações, técnicos e produtores acerca dos trabalhos em curso na região relativos à tuta absoluta.
«O Mirante»

Sem comentários:

Enviar um comentário