sexta-feira, 17 de julho de 2009

O francês Marc Lastavel foi condenado a 21 anos de prisão pelo homicídio do antigo presidente do grupo "Os Mosqueteiros" em Portugal.

O arguido deverá ainda pagar uma indemnização de 738 205 euros à família do empresário. O tribunal considera que a tese de acidente apresentada pelo arguido "foi uma invenção".

"A versão do arguido de que isto não passou de um descuido não é corroborada rigorosamente por nenhum outro elemento de prova", disse o juiz-presidente João Guilherme Silva.
Marc Lastavel foi, até Abril de 2008, administrador de uma loja no Intermarché de Pousos, propriedade de António Figueira, que também era dono de outro supermercado em Leiria (Marrazes), assim como em Ourém e Marinha Grande. O português foi assassinado a 31 de Agosto do ano passado no seu apartamento de Leiria.Marc Lastavel e António Figueira combinaram encontrar-se e discutiram devido a uma "mudança de fechadura, a cessação da relação de trabalho e a saída do apartamento". Os dois ter-se-ão envolvido numa "luta", durante a qual Lastavel terá puxado os braços para trás e amarrado os pulsos e mãos de António Figueira.O francês terá, nesse momento, empunhado uma arma e atingido a vítima nas costas. A sentença refere ainda que "a trafectória do projéctil não se harmoniza em nada com tiro acidental e por descuido" e evidencia um disparo "a curta distância".O tribunal entende que este é "um acto de crueldade" e que o arguido agiu "com frieza de ânimo", mas sem premeditação.
«RTP»

Sem comentários:

Enviar um comentário