quarta-feira, 1 de julho de 2009

Responsável por maior fogo de 2008 tinha apenas 11 anos

Ainda ninguém esqueceu o final do último Verão quente que se viveu em várias aldeias dos concelhos de Ourém e de Tomar. Pelas ruas e cafés das aldeias da freguesia de Formigais, todos ainda recordam a criança de 11 anos que por gostar de ver os bombeiros e os aviões decidiu brincar com fósforos. "Ele fez várias tentativas, até que, no dia 12 de Setembro de 2008, o fogo descontrolou-se e depois foi um caos", asseguram alguns habitantes da vila de Formigais, Ourém.
Armelim Simões recorda bem essa tarde. "Ouvi uns estalitos de umas canas, comecei a ver fumo e de repente as chamas eram enormes", conta, adiantando que se refugiou em casa nessa tarde. "Senti-me mal. Estava muito preocupado que o vento trouxesse as fagulhas para este lado da serra e atingisse a minha casa", refere.
Armelim reside na aldeia de Palmeria e da sua casa viu o incêndio que começou em Porto Velho, atravessou a serra, passou pelo Agroal e só terminou em Porto Cavaleiro, já no concelho de Tomar. Algumas habitações ficaram em risco, mas apenas pinhal e eucaliptal arderam.
O alerta foi dado pelas 13.53 horas do dia 12 de Setembro. No combate às chamas estiveram envolvidos 312 bombeiros do distrito de Santarém, de Lisboa e de Leiria, 88 viaturas, quatro meios aéreos e duas máquinas de rasto, para abrir caminho florestal, pois uma das maiores dificuldades no combate ao fogo foram precisamente os difíceis acessos.
O incêndio foi dado como totalmente extinto dois dias depois e para trás ficaram 622 hectares de área ardida. A GNR identificou a criança, que foi ouvida. O caso foi depois entregue à Polícia Judiciária.
"Todos os anos há incêndios no concelho de Ourém. Uns maiores outros mais pequenos. E este ano não deve ser diferente", asseguram os populares que se mantêm atentos.
«JN»

Sem comentários:

Enviar um comentário