quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Praça 5 de Outubro, em Torres Novas, alvo de obras de remodelação, vai ser “inaugurada” quinta-feira com “uma nova imagem” e a promessa de ser mais um local para acolher eventos e ser espaço de diversão e convívio.
A inauguração oficial, com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão, e actuação da Banda Operária Torrejana, abre a praça para um conjunto de eventos que se vão desenrolar entre 18 de Julho e 29 de Agosto.
A actuação dos Uxu Kalhus, que oferecem a quem queira ir à praça 5 de Outubro na noite de quinta-feira uma oficina de danças tradicionais portuguesas e europeias, vai abrir a programação nocturna de Verão da praça que, até 2003, foi espaço privilegiado das Festas da Cidade.
A programação de Verão da praça vai prolongar o programa das Festas do Almonda, que este ano vão decorrer, de 03 a 12 de Julho, no espaço do Jardim das Rosas, junto ao rio Almonda, também recentemente renovado.
As Festas do Almonda abrem sexta-feira ao ritmo de dança dos congoleses Konono Nr. 1 e encerram “com chave de ouro”, dia 12, com um concerto de Tereza Salgueiro, levando a Torres Novas grupos do Congo, Cabo Verde, Argentina, Brasil, França, Itália e Índia, disse à agência Lusa o director do Teatro Virgínia, João Aidos.
A programação para a Praça 5 de Outubro arranca a 18 de Julho com a “Pracinha de Venda e Trocas”, um convite às famílias para venderem todo o tipo de objectos “e talentos” até um euro, oficinas de “desenho a giz”, para traçar na praça a memória dos mercados que ali aconteceram no passado, de postais e de olaria e, à noite, a representação da peça “Afonso Henriques”, pelo Teatro O Bando.
Para dia 25 está agendado um mercado biológico e a actuação dos Dazkarieh, e no seguinte há Feira de Velharias.
Dia 01 de Agosto, actuam os Radaid México, dia 08 os DoisMileOito, dia 15 o cabo-verdiano Rui Cruz, dia 22 Los Cubanitos e dia 29 os Mandrágora.
A autarquia recorda que durante o último século, a Praça 5 de Outubro tem sido palco de “acontecimentos marcantes da cidade, desfiles e procissões, cortejos cívicos e políticos, espectáculos e concertos, recepções e manifestações, feiras e mercados e, até 2003, espaço privilegiado das Festas da Cidade”.
A praça teve vários topónimos, tendo tido o nome de D. Manuel II, em homenagem ao último monarca português, que visitou Torres Novas durante o seu curto reinado, de Praça do Comércio, de Praça dos Paços do Concelho, Praça Nova, por oposição à Praça Velha, ou ainda Largo Coronel António Maria Baptista, mais conhecido por Largo da Botica.
A actual designação foi atribuída por deliberação camarária de 13 de Outubro de 1910 e confirmada a 06 de Fevereiro de 1974, em memória da Revolução de 5 de Outubro de 1910, que implantou o regime republicano em Portugal.
«O Mirante»

Sem comentários:

Enviar um comentário