quinta-feira, 4 de junho de 2009

Almeirim testa energia solar na iluminação pública

A Câmara de Almeirim vai começar a testar um sistema de energia solar para alimentação da iluminação pública. Uma forma de reduzir o consumo de electricidade e proteger o ambiente e que vai a título experimental começar a funcionar no parque infantil da urbanização da Quinta de S. Miguel. Esta é uma medida de um conjunto que a autarquia vai implementar durante o mês de Junho.

Ainda ao nível da iluminação vão ser substituídas todas as lâmpadas dos candeeiros exteriores da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Fazendas de Almeirim, pela tecnologia led. Trata-se de um investimento de 1.794 euros. Segundo o vereador do Ambiente, Pedro Ribeiro (PS), esta situação vai permitir reduzir o consumo de electricidade em 85 por cento, com uma poupança de 1.561 euros anuais na factura da electricidade. A tecnologia led era até há algum tempo usada apenas em sistemas militares ou espaciais.

As lâmpadas led não produzem calor ou radiação ultra violeta, o que lhes confere uma maior durabilidade e baixos consumos. Recorde-se que a autarquia utilizou esta tecnologia pela primeira vez no circuito de manutenção, perto do campo de futebol, no ano passado. Está previsto também substituir a iluminação do edifício da câmara, piscinas e biblioteca municipal por esta nova tecnologia.

Pedro Ribeiro anunciou na segunda-feira, 1 de Junho, durante a reunião do executivo camarário, que a autarquia vai avançar também com uma auditoria energética nestes três edifícios, que vai entre outras avaliar os consumos de electricidade.
Pretende-se ainda colocar detectores de presença e luminosidade de forma a controlar automaticamente o acender das luzes apenas quando há movimento de pessoas ou as condições de luz natural sejam reduzidas. No Dia Mundial do Ambiente, na sexta-feira, 5 de Junho, o município vai distribuir gratuitamente à população um conjunto de três sacos para recolha de resíduos para reciclagem.
Cada munícipe que entregue nesse dia material para reciclagem e apresente a factura da água de forma a comprovar que é residente no concelho recebe os sacos para vidro, embalagens e papel. Produzidos em material resistente, estes podem ser unidos uns nos outros através de um sistema adesivo e permitem levar os resíduos até ao ecoponto.
«O Mirante»

Sem comentários:

Enviar um comentário