segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia Nacional do Estudante do Vinho e do Azeite junta alunos das agrárias de todo o país em Santarém

A data ainda não é oficial, mas o objectivo é criar um dia comemorativo, que junte os futuros profissionais com os que já operam no sector. A iniciativa inédita, acontece pela primeira vez, amanhã, em Santarém, e vai juntar alunos das escolas agrárias. Há debates, provas de vinho e de azeite e será ainda lançado um concurso que vai premiar os melhores trabalhos desta área.
A ideia veio de França, onde a data se assinalou, pela primeira vez, em Fevereiro. Por cá, o Dia Nacional do Estudante do Vinho e do Azeite, comemora-se esta terça-feira, em Santarém. “A ideia é registar este dia e melhorá-lo, colaborando com outras escolas. O que se pretende é um convívio menos institucional entre os alunos e as empresas do sector, no sentido de promover a troca de experiências”, explica José Arruda, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), uma das entidades promotoras da iniciativa.
André Vala, presidente da Associação de Estudantes da Agrária de Santarém (AEESAS), que se associou ao evento, reconhece que é uma forma de os alunos participarem nas actividades. O local escolhido para aproximar a academia do sector empresarial foi a Feira Nacional da Agricultura, a decorrer até ao próximo dia 14 de Junho. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Santarém, a Associação Portuguesa de Enologia, a AMPV e o Centro Nacional de Exposições.
Amanhã há debates, provas de vinho e de azeite e animação com tunas académicas. “Vão debater-se novas práticas agrícolas, nas áreas do azeite, ao nível das novas variedades de azeitonas e da viticultura, uma área em que a grande preocupação ainda é a quantidade e não a qualidade. Temos também uma prova gastronómica com um cozinheiro que vai trabalhar mais com vinho e azeite, demonstrando assim a importância destes produtos na alimentação”, adianta André Vala da AEESAS. O encontro vai juntar estudantes das escolas agrárias de todo o país, estando já inscritos 160 estudantes.
José Arruda salienta o papel preponderante das escolas na preparação destes futuros profissionais para o mercado. “As escolas têm de adaptar-se ao tipo de necessidades e penso que se têm feito progressos. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem feito um excelente trabalho nesta área, assim como o Instituto Superior de Agronomia. E só com esta ligação das escolas às empresas é que podemos ser mais competitivos”.
O secretário-geral da AMPV deixa também um apelo aos jovens: “É muito importante uma nova mentalidade, que os jovens podem e devem trazer. Actualmente, temos problemas como os efeitos das alterações climáticas no território e no sector, problemas esses que não se colocavam há 10 anos atrás e é necessário que alguém trabalhe sobre esses temas”, sublinha.
Concurso para alunos do Superior vai premiar melhores trabalhos
“Queremos mobilizar os alunos das escolas agrárias dos país e também das de saúde para que promovam projectos no âmbito do vinho e do azeite, como por exemplo, os efeitos que o vinho tem na saúde”, explica o dirigente da associação de estudantes da Agrária de Santarém.
O concurso, apresentado amanhã, no âmbito do Dia Nacional do Estudante do Vinho e do Azeite, está aberto a todos os estudantes do Ensino Superior, que podem enviar os seus projectos nas áreas da viticultura e olivicultura, até 15 de Abril de 2010. Os melhores trabalhos serão premiados com uma verba de 1.500 euros.
Portugal acolhe estágios para estudantes europeus em 2010
No âmbito da Rede Europeia das Cidades do Vinho, Portugal acolhe, no próximo ano, jovens europeus formados no sector da vitivinicultura para realizar um estágio intensivo, com a duração de cinco dias. A formação está agendada para Abril de 2010. Este ano, os estágios decorreram em Espanha, abrangendo 32 jovens europeus, entre os quais quatro portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário