segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mãe de Foros de Salvaterra de Magos aguarda despacho do Tribunal para voltar a ter os três filhos


A juíza do Tribunal de Menores de Vila Franca de Xira responsável pelo processo da família de Foros de Salvaterra a quem a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Salvaterra de Magos retirou os três filhos menores na noite de 20 de Junho de 2008 determinou que os autos sejam reapreciados e a medida aplicada há um ano seja revista pelo Ministério Público.
A magistrada viu fotografias da casa nova de Marília Batista e mostrou-se bastante agradada por a mãe ter conseguido uma casa com todas as condições de higiene e habitabilidade. A juíza referiu durante a sessão que se realizou esta manhã, que este era um passo muito importante para a vinda das crianças.
“Tudo aponta para que a decisão seja favorável, mas temos que esperar pela revisão dos autos”, explicou a mãe à saída do Tribunal. Marília Batista era uma mulher aliviada no final da sessão. A incerteza da decisão da juíza tornou as últimas semanas angustiantes. “Por um lado sabia que já tinha todas as condições necessárias para ter os meus filhos de volta. Mas nunca se sabe que tipo de juízes nos calha. Desta vez tive sorte pois era uma juíza muito humana e muito simpática”, referiu Marília a O MIRANTE.
Joaquim Bonito, pai das crianças, também esteve presente na diligência. Foi ouvido em separado e disse à magistrada que os três filhos podiam ficar com mãe, mas queria poder passar os fins-de-semana com eles.
Marília e Joaquim aguardam agora por um despacho que autoriza que os pais possam trazer as crianças para casa. Assim que teve oportunidade Marília Batista ligou para os filhos que há doze meses estão no Centro de Acolhimento de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha. A reacção foi a esperada.
“Ficaram completamente excitados. Só ouvia a minha Tatiana a gritar de alegria e a contar a novidade ao irmão. Só a mais pequenina é que ainda não se apercebe muito bem o que se está a passar. A Tatiana só dizia que queria ver a casa nova sobretudo o seu quarto e que este era o melhor presente de aniversário que podia ter”, contou Marília a O MIRANTE referindo que a filha mais velha faz 13 anos no próximo dia 8 de Julho.
Quem também não conseguiu esconder o orgulho e uma ponta de emoção foram os voluntários da Associação de Shorinji Kempo de Foros de Salvaterra. O cansaço dos últimos meses foi esquecido por momentos e houve tempo para festejar.
“Foi um parto muito difícil com muitas contrariedades pelo caminho, mas o que importa é que conseguimos e a Tatiana, o Filipe e a Soraia vão poder voltar para o seu lar, de onde nunca deviam ter saído. Pelo menos nas circunstâncias em que tudo ocorreu. Se não houver mais nenhum imprevisto, muito em breve, a rotina desta família pode voltar à normalidade”, refere entusiasmado, o presidente da Associação, Jorge Monteiro.
«O Mirante»

Sem comentários:

Enviar um comentário