quinta-feira, 18 de junho de 2009

António Filipe lidera lista do PCP em Santarém

O deputado e vice-presidente da Assembleia da República, António Filipe, é o cabeça de lista da CDU às eleições legislativas no distrito de Santarém.

A candidatura que será hoje anunciada oficialmente pelo jornal partidário Avante! tem como objectivo fazer subir a votação da coligação eleitoral liderada pelos comunistas naquele distrito, afirmou ao PÚBLICO o próprio António Filipe. A aposta do PCP em subir os resultados eleitorais em relação às últimas legislativas é genérica em relação a todo o território nacional. Por isso, a direcção comunista tenha jogado outro nome forte para Setúbal.
O candidato é Francisco Lopes, membro da comissão política e do secretariado e um dos dirigentes com mais peso político no actual PCP. Dos candidatos que hoje vão ser anunciados pelo Avante!, saliente-se ainda a aposta no jovem João Oliveira, um jurista de 29 anos, para encabeçar a lista eleitoral legislativa no círculo eleitoral de Évora.
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, continuará a ser o cabeça-de-lista por Lisboa, com o líder parlamentar, Bernardino Soares como número dois.
António Filipe substitui assim no círculo eleitoral de Santarém a agora deputada independente Luísa Mesquita, que rompeu com o PCP na presente legislatura.
Em declarações ao PÚBLICO, António Filipe confirmou que era candidato e que assumia este desafio para vencer. Destacando a vitória eleitoral da CDU nas eleições para o Parlamento Europeu de 7 de Junho, em que o PCP obteve 379.701 votos, ou seja, 10,66 por cento dos resultados apurados, António Filipe declarou mesmo que não põe "outra hipótese" que não seja a de a CDU confirmar a sua recuperação de votos em relação às legislativas de 2005, em que obteve 433.369 votos e 7,54 por cento dos resultados.
António Filipe sublinha que "o resultado das eleições europeias é muito encorajador", pelo que, "embora a massa eleitoral das legislativas seja diferente e a abstenção menor, é possível que a CDU cresça".
Em relação a Santarém, António Filipe, que se tem candidatado sempre pelo círculo de Lisboa, afirma: "Prevejo subir também. As europeias permitem que se encare com confiança as legislativas, o objectivo é crescer e para mim Santarém é uma aposta nova."Acção de luta arranca campanha
Com a aposta em aumentar o número de deputados, em 2005 a CDU elegeu 14 deputados (12 do PCP e 2 do PEV), já em campanha e avança com uma acção nacional de luta quer tem como tema Basta de injustiças! CDU - Soluções para uma vida melhor que se inicia já na sexta-feira e que decorrerá até ao fim de Julho.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada pelo PCP, a acção de luta destina-se a defender que há numa alternativa à situação de "agravamento das condições de vida dos trabalhadores e do povo português", ao "aumento do desemprego, das injustiças sociais, da pobreza e da corrupção", e ao "acentuar do processo de declínio nacional, onde a actual crise emerge".
Esta acção de luta e propaganda que vai envolver toda a estrutura do PCP arranca já sexta-feira com comícios para apresentar os três cabeças de lista anunciados pelo Avante! de hoje. Assim, sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, estará no Barreiro com Francisco Lopes.
Sábado é a vez de Jerónimo de Sousa intervir ao lado de António Filipe num comício em Santarém. No domingo, o secretário-geral do PCP estará em Évora com João Oliveira.
«Público»

Sem comentários:

Enviar um comentário