domingo, 21 de junho de 2009

PCP defende hospital a sul do distrito

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, defendeu este sábado, dia 20, a construção de um hospital a sul do distrito de Santarém.
O reforço dos cuidados de saúde no distrito é considerada uma prioridade e a construção do hospital é um dos principais projectos defendidos na candidatura liderada por António Filipe, cabeça de lista da CDU às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Santarém, que foi hoje apresentada num hotel em Santarém. Desta lista conhecem-se apenas mais dois nomes, João Madeira Lopes, reconhecido advogado de Santarém e vice-presidente da Associação Intervenção Democrática, e Liliana Barroso de Sousa, uma jovem professora de 29 anos natural de Coruche e presidente da Assembleia de Freguesia do Couço. A apresentação da lista completa será feita no dia 5 de Julho no Arripiado, na Chamusca.
António Filipe defende que as questões da saúde e da falta de médicos de família em vários pontos do distrito são as mais preocupantes e defende a construção de um hospital. A mesma posição defendida pela candidata Liliana Sousa que, em declarações à Agência Lusa, lembrou que algumas populações do seu concelho, em Coruche, na margem sul do Sorraia, “ficam a mais de uma hora” de distância do hospital de Santarém.
No seu discurso Jerónimo de Sousa destacou ainda a importância dos sectores agrícola e agro-industrial para o distrito e criticou a política agrícola do Governo. “Este Governo desmantelou a agricultura portuguesa” acusou Jerónimo de Sousa dando como exemplos o desligamento das ajudas ao tomate e o fim da produção com beterraba sacarina.
A CDU apresenta-se às próximas eleições legislativas sem a sua anterior candidata, a deputada e vereadora na Câmara de Santarém, Luísa Mesquita, que se tornou independente e rompeu com o PCP na presente legislatura. Apesar disso, António Filipe diz que o objectivo do partido é melhorar a votação do partido no distrito e conseguir mesmo um segundo deputado. O PCP obteve 8,62% da votação (21882 votos) nas eleições legislativas de 2005. Nas europeias de 2009, o partido subiu a percentagem de votação no distrito para os 11,91%, o que representou 18559 votos, mais 3250 do que no último acto eleitoral europeu.
António Filipe tem sido candidato da CDU por Lisboa mas tem ligações familiares ao distrito de Santarém, mais concretamente a Alcanena onde passou parte da infância em casa dos avós.
«O Ribatejo»

Sem comentários:

Enviar um comentário