sexta-feira, 26 de junho de 2009

PCP quer envolvimento de todas as forças na escolha do sucessor de Nascimento Rodrigues

O líder parlamentar do PCP exigiu hoje, em Glória do Ribatejo, que a nomeação do Provedor de Justiça deixe de ser "uma coutada do Bloco Central" e passe a caber a "todas as forças na Assembleia da República".
Bernardino Soares falava no final do almoço comemorativo dos 88 anos do PCP e de apresentação do cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que se realizou hoje na Casa do Povo de Glória do Ribatejo.
Realçando a importância da figura do Provedor de Justiça, por ser a entidade junto da qual os cidadãos podem "apresentar queixas contra o Estado e contra serviços públicos, contra decisões do Governo e exigirem a sua alteração", Bernardino Soares afirmou que este órgão constitucional não pode estar à mercê das "zangas" do "Bloco Central".
"Este importante órgão tem sido tratado por PS e PSD como se fosse uma coutada sua", afirmou, exigindo que a escolha do Provedor de Justiça seja feita por todas as forças políticas com assento parlamentar.
Bernardino Soares procurou dar argumentos aos militantes comunistas para ajudarem a convencer os cidadãos descrentes da política a não desistirem e a acreditarem que "há alternativa", que é possível "romper e inverter" as políticas desenvolvidas ao longo dos últimos 30 anos por PS e PSD.
O líder parlamentar comunista contrapôs ao argumento da "estabilidade necessária num momento de crise", defendida pela "direita e pelos patrões" num apelo à manutenção de uma maioria absoluta "para não prejudicar mais o país", o argumento da necessidade de "estabilidade na vida das pessoas" afectadas pelo desemprego e incerteza.
Bernardino Soares apelou ao trabalho "desde já" para "um bom resultado" nas eleições para o Parlamento Europeu, "porque atrás desses resultados virão uns bons resultados para a Assembleia da República e para as autarquias locais".
Aludindo às manifestações contra as políticas do Governo que têm reunido milhares de pessoas e as acções de contestação um pouco por todo o país, Bernardino Soares afirmou que os actos eleitorais que se aproximam é que vão "traduzir aquilo que foi o descontentamento de tantos milhares e milhares de pessoas nos últimos anos e em particular nos últimos meses".
A CDU volta a apostar em Salvaterra de Magos no nome de Vasco Feijão, actual vereador, numa autarquia que a actual presidente, Ana Cristina Ribeiro, conquistou em 1997 ao PS então pela CDU.
Desentendimentos com o PCP levaram a que Ana Cristina Ribeiro se candidatasse em 2001 pelo Bloco de Esquerda, mandato que renovou em 2005.
«Lusa»

Sem comentários:

Enviar um comentário